quarta-feira, 5 de março de 2008

Área Escola


"Felizmente houve Teatro!"


No passado dia 11 de Fevereiro, as turmas A, B, C, E, F e G do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Valdevez, realizaram uma visita de estudo a Gaia, para assistir à peça de teatro "Felizmente há Luar!" de Luís de Sttau Monteiro, representada pelo grupo de Teatro Experimental do Porto, no Auditório do Centro Cultural do Olival.

Denunciando a injustiça da repressão e das perseguições políticas levadas a cabo pelo Estado Novo, a peça "Felizmente há Luar!" retrata o Portugal de 1817, após as Invasões Francesas e durante a permanência da Família Real no Brasil. O país era governado por uma comissão de regência constituída pelo general Beresford, D. Miguel Forjaz e o Principal Sousa. O descontentamento da população levou à formação de movimentos revoltosos e à esperança no general Gomes Freire de Andrade.

A peça representada transportou o público presente de volta ao século XIX e mostrou o ambiente que se vivia nessa época: os gritos de liberdade abafados pelo medo dos que mandavam. Das várias personagens intervenientes na peça podemos destacar Matilde, mulher do general Gomes Freire de Andrade, que não desiste de lutar contra e injustiça de que o marido foi vítima, Manuel, «o mais consciente dos populares» e Vicente, um popular promovido a chefe de polícia pela sua colaboração na denúncia de Gomes Freire de Andrade.

A representação da peça foi interessante, na medida em que nos permitiu contextualizar melhor a obra que vamos estudar. Fomentou igualmente uma opinião crítica entre os alunos presentes: até que ponto existe liberdade e como podemos usufruir dela? E a censura? Existe ou estará encoberta pelo véu da democracia?

"Felizmente há Luar!"... Felizmente houve Teatro!



Sem comentários: