quarta-feira, 5 de março de 2008

Aquilo Que Ouves

DJ (Disc Jockey)


Operador de discos, que faz bases e colagens rítmicas sobre as quais se articulam os outros elementos, hoje o DJ é considerado um musico, após a introdução do scratch pelo GrandMixer DST na canção “rock it” de Herbie Hancock, que representa um incremento da composição e não somente um efeito. O break-beat é a criação de uma batida em cima de composições já existentes, uma espécie de loop. O seu criador o dj Kool Herck desenvolveu esta técnica possibilitando B-boys a dançarem e MCs a cantarem. Há diversos tipos de DJs: o dj de grupo, de baile/ festas/ aniversários/ eventos em geral e o dj de competição.


Significado do termo

O termo disc jockey foi primeiramente utilizado para descrever anunciantes de rádio que introduziam e tocavam discos de gramofone. O nome foi logo encurtado para dj. Hoje, perante os numerosos factores envolvidos, incluindo a composição escolhida, o tipo de público alvo, a lista de canções, o meio e o desenvolvimento da manipulação do som, há diferentes tipos de DJs, sendo que nem todos usam na verdade discos, pois alguns podem tocar com CDs, outros com laptop rivalizando com softwares, (como traktor final scratch, virtual dj, serato scrath live e dj decks), entre outros meios. Há também aqueles que misturam sons e vídeos.


O sampler

Sampler é um equipamento que consegue armazenar sons numa memória digital e reproduzi-los posteriormente.

É um dos grandes responsáveis pela revolução da música electrónica, pois, através dele e usando ciclos (loops na linguagem técnica), pode-se manipular os sons para criar novas e complexas malodias ou efeitos. Como instrumento musical e usado em vários géneros musicais, como hip-hop, dance music e música experimental. Nos últimos tempos e também usado em bandas de rock como faz o dj Mr. Hahn dos Linkin Park, Craig Jones dos Slipknot e Chris Spicuzza dos Chimaira. Muitos desses equipamentos permitem fazer as edições do som no próprio equipamento. Alem de reproduzir em áudio, ainda pode edita-lo utilizando alguns efeitos como: pitch shifter, reverb, delay, disturtion, etc…

Alguns samplers estão associados a um controlador que pode ser um teclado, almofadas (pads na liguagem técnica) ou qualqer outro dispositivo de controlo. Esses controladores também podem ser externos ao instrumento. É possivel enviar os sons a uma parte específica do contrulador (uma das teclas ou uma das almofadas, por exemplo) e reproduzi-los em tempo real.


Mixagem

No processo de armazenamento de audio, mixagem é o balanço dos volumes de cada instrumento ou voz, previamente gravados. O objectivo e obter um equilíbrio entre o volume de todos os componentes para que todos possam ser ouvidos claramente, sem que, no entanto, se encubram uns aos outros. Normalmente é usado em conjunto um pik-up ou um cdj.


Scratch

No panorama músical significa a técnica usada pelos djs de hip-hop e música eletrónica, que consiste em mover o disco de vinil para a frente e para trás sobre o gira discos para criar um efeito parecido com o de rasgar o disco e que, bem utilizado, ajuda a construir ritmos e frases melódicas.






Sem comentários: