quarta-feira, 5 de março de 2008

Mundo do Desporto


A Diferença no Desporto

Portugal é competitivo em algumas modalidades, mas não consegue entrar, de forma regular, na discussão pelos títulos europeus, mundiais ou olímpicos e, quando consegue, não dá o devido valor aos seus atletas.

Apesar de no futebol fazer parte do lote das grandes potências, não tem conquistado esses mesmos troféus, como por exemplo o euro 2004 e o mundial de 2006, em que chegou a final e as meias finas, respectivamente, mas não conseguiu ganhá-las enquanto outros países se preocupam de igual forma com todas as modalidades, conseguem vitórias e tornam mediáticas essas mesmas vitórias nós preocupamo-nos e damos importância somente ao futebol. É a realidade, mas está errado, porque existem atletas de outras modalidades que obtém recordes europeus, mundiais, olímpicos e a imprensa prefere destacar um simples treino de futebol ou declarações proferidas por um treinador, esquecendo-se de enaltecer esses mesmos feitos.

Só quando esses atletas conseguem um mediatismo no estrangeiro os portugueses lhes dão algum valor.

Isto é visível no caso da selecção de râguebi que antes de participar e conquistar o europeu em 2004, e de se tornar mediática por ser a única selecção amadora em competição era desconhecida em Portugal. Actualmente, devido às suas excelentes participações, principalmente no mundial, vê reconhecido o seu mérito.

Enfim, posso referir Vanessa Fernandes (triatlo), Naide Gomes (pentatlo) José Azevedo (ciclismo), Nelson Évora (atletismo), Telma Monteiro (judo) e Francis Obikwelo (atletismo). Todos eles, com recentes e importantes vitórias a nível mundial.








Sem comentários: