segunda-feira, 3 de março de 2008

Flagelos do Novo Século

Em Fuga Pelo Mundo

«Eu sou refugiado há mais de 10 anos. Ainda era um jovem quando acompanhei a minha mãe na primeira fuga a pé, da Libéria para a Costa do Marfim. Depois, quando ali rebentou a guerra, fugi para o Mali. Mas o país não era seguro e acabei em Marrocos. Há dois anos que não tenho notícias da minha mãe, que ficou em Abidjan.»

Sekou Camara

O Sekou e a mãe fazem parte de um grupo de 21,5 milhões de pessoas que são consideradas pela Convenção das Nações Unidas como refugiados. Os refugiados são pessoas que são forçadas a viver fora do seu país, que não podem ou não querem regressar, receando, com razão, sofrer perseguições políticas, religiosas, étnicas ou ser vítimas de conflitos armados.

Esta triste situação é uma das realidades dos nossos dias e a verdade é que o destino destas pessoas é desconhecido e incerto.

Fecha os olhos, só por um momento e imagina que és forçado a fugir do país onde nasceste e cresceste, por receares pela tua vida e liberdade e a partir para um país onde não tens um sítio a que possas chamar "lar", onde provavelmente passarás fome, onde não conheces a língua, onde não tens amigos, onde não conheces ninguém...

É dramático que esta situação seja real e não só fruto da nossa imaginação.



Sem comentários: