segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Os Flagelos do Novo Século

"... Pelo que por vezes ainda constato, questiono-me se ainda existe essa senhora! A Liberdade de Expressão..."

Falas demais

No ano que acabou, completaram-se dois anos sobre a morte da jornalista russa Anna Politkoskaja. Provavelmente o nome não te diz nada!

Mas se eu te falar de uma jornalista que foi brutalmente assassinada por ter exposto a violação dos direitos humanos no seu país ao Mundo, talvez te lembres de uma ou outra notícia.

Aquele que disparou contra ela quatro tiros ainda não foi punido, muito menos todos aqueles que deram ordem para ser eliminada esta mulher que ousou falar demais.


Se isto é um país democrático, com liberdade de expressão, então o que será uma ditadura?


Lembrei-me de falar sobre este assunto, porque face a alguns episódios do último ano, eu questiono-me se Portugal não estará em alguns aspectos a aproximar-se deste tipo de "democracia".


Não compreendam isto como uma crítica directa à Rússia ou a Portugal, não é disso que se trata. Trata-se unicamente de reivindicar um direito pelo qual muitas pessoas lutaram...
Enfrentaram governos e sistemas políticos adversos que os condenaram ao exílio, à prisão ou à morte. Mas não desistiram. O mínimo que podemos fazer é garantir que este legado nunca seja corrompido.









Sem comentários: