domingo, 4 de novembro de 2007

O Mundo do Desporto

“ Não quero que a minha casa seja cercada de muro por todos os lados, nem que as minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro da minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser dasapossado da minha por qualquer outra.”
Mahatma Gandi

Futebol factor globalizante


Desde o fim do século XIX que o futebol cresceu e sofreu várias transformações, podendo dizer-se que em termos geográficos, atingiu a globalização. Também não existem dúvidas de que é uma indústria à volta da qual circulam milhões de euros. E tudo isto aconteceu muito por conta de uma organização que tem mais membros do que qualquer organização política, a FIFA.

No século XX, alguns Estados conseguiram a sua independência provocando uma alteraçao geopolítica mundial, com isso aumentando o número de equipas nacionais. A sua vontade era ingressar nas organizações que regem o Futebol, como se a definiçao de Estado, para além de um território, de uma população e de um Governo, necessitasse agora de um outro factor: uma equipa nacional de futebol.

Nos últimos 50 anos não só se transformou no maior desporto mundial, como também cresceu noutras áreas do sociedade como a economia e a política.

O futebol, mais do que qualquer outro desporto, envolve regiões, pessoas e nações, fazendo parte da sua cultura.

Actualmente existem 240 milhões de jogadores activos e biliões de telespectadores. Os clubes estão cotados em Bolsa, as empresas apostam na imagem dos "astros da bola" para aumentar as suas vendas e os media concorrem ferozmente pelo maior "share" proporcionado pelas transmissões televisivas dos jogos de futebol.

Contudo, é no campo que se empregam as tácticas e estratégias do jogo, que se defende e se ataca e que se utilizam as "armas" que levam às vitórias e às derrotas.



3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

nao sou muito apreciadora de futebol.mas como há quem goste acho esta noticia muito boa.e ve-se que entende de desporto.continuem assim.
e quem gosta de desporto porque nao da ideias?
discute?
cada dia aprendemos mais

Anónimo disse...

Foi muito gratificante ter participado neste grande projecto, foi pena não ter tido a adesão por parte da comunidade escolar como pretendíamos.
No entanto, feliz pelo resultado desta plataforma digital...

Joana Costa

Responsável pela secção do desporto