segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Área Escola

Neste espaço, encontrarás noticias do teu interesse sobre o actual sistema de ensino - estatuto do aluno, prosseguimento de estudos, saídas profissionais, programas comunitários (Erasmus, Leonardo da Vinci).



Socrates/ Erasmos – ao serviço do ensino superior há 20 anos!



Poderiam algum dia imaginar os filósofos Sócrates e Erasmos de Roterdão que dariam nome a um programa europeu de cooperação e mobilidade no domínio do ensino superior?!


O Programa Socrates/ Erasmos dá a oportunidade, desde 1987, a estudantes e docentes do ensino superior de se moverem no espaço europeu, aprofundando os seus conhecimentos bem como a sua cultura geral. No decorrer destes 20 anos de Socrates/ Erasmos, muitos têm sido os estudantes que têm usufruído desta oportunidade de continuação de estudos num país diferente, através de experiências não só de carácter académico, mas também de valorização pessoal.


Os estudantes candidatos são acompanhados por um coordenador que supervisiona o seu plano de estudos, sendo este plano seguido na universidade de acolhimento por um coordenador local.
O Programa tem a duração de um trimestre a um ano lectivo e as candidaturas decorrem normalmente entre Janeiro e Março de cada ano e respeitam ao ano lectivo seguinte. Os estudantes interessados devem, em primeiro lugar, falar com o coordenador da área que pretendem frequentar e, posteriormente, consultar o Serviço de Relações Internacionais da U.E, a partir do qual se formaliza toda a candidatura.
O estudante que efectua as cadeiras na universidade de acolhimento pode obter a sua equivalência na universidade de origem, ao regressar. A bolsa atribuída aos estudantes é calculada de acordo com o custo de vida do país de origem e do de acolhimento, tratando-se de uma bolsa complementar às despesas normais do/a estudante. As propinas são pagas na universidade de origem e é frequente os estudantes optarem por empregos em part-time para equilibrar o orçamento.


Neste programa, é muito importante o conhecimento de línguas estrangeiras, nomeadamente a língua na qual forem leccionadas as aulas na universidade de acolhimento. Por isso, aos estudantes que pretendam de melhorar os seus conhecimentos de língua inglesa antes de enveredar por um programa de intercâmbio, o GEAA oferece aulas de Inglês destinadas a responder especificamente às suas necessidades.


Em suma, este programa permitiu a “destruição” de fronteiras entre países mostrando que o mundo de hoje é multicultural…








1 comentário:

Anónimo disse...

ola!
Eu tenho um sonho!
Estou a pensar seguir uma profissão internacional, e para isso vou fazer um intercâmbio durante o estágio do meu curso através de um destes programas.
Acho que este é bom exemplo daquilo que este artigo pretende mostrar: além de valorização das capacidades de cada um, há ainda o contacto com outras culturas, outros "mundos"... Já para não falar nas perspectivas profissionais que isso irá trazer!
É bom saber que já temos alguém preocupado com estas "coisas"!